Curso Bacharel

09 maio 2009

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - ESTUDO SINTÉTICO

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

(ESTUDO SINTÉTICO)

"No começo da década de 1870, iniciou-se um relativamente pequeno grupo de estudo bíblico em Allegheny, Pensilvânia, EUA, agora parte de Pittsburgh. Charles Taze Russell foi seu principal promotor. Em julho de 1879, publicou-se o primeiro número da revista A Torre de Vigia de Sião e Arauto da Presença de Cristo (em inglês), agora conhecida em português como A Sentinela."

http://www.watchtower.org/t/jt/index.htm

Os russellitas não existiam até o século XIX, mais precisamente 1879 d.C. Isto quer dizer que, até esta data, NÃO EXISTIAM OS ENSINOS DOUTRINÁRIOS DOS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ. Será que todos os CRISTÃOS, antes dessa data, estavam crendo errado???!!! Será que Russell era melhor que todos os apóstolos e discípulos???!!! Será que todos os tradutores da Bíblia, nas línguas HEBRAICO, ARAMAICO e GREGO, a traduziram erroneamente e a "SOCIEDADE TORRE DE VIGIA" foi a única, depois de cerca de dezenove séculos, a traduzir corretamente a Bíblia com o que chamam de "NOVO MUNDO DAS ESCRITURAS SAGRADAS???!!! Você sabia que, de acordo com edições antigas, eles "traduziram" esse "NOVO MUNDO DAS ESCRITURAS SAGRADAS" do INGLÊS para o PORTUGUÊS, e não do HEBRAICO, ARAMAICO e GREGO para o PORTUGUÊS? Você sabia que, de acordo, ainda, com suas edições antigas, em seu prefácio, a "SOCIEDADE TORRE DE VIGIA" informa que foram feitas "MELHORIAS" na Bíblia? A Bíblia precisava ser "melhorada"? Essa não!!!

FORMAÇÃO PESSOAL DE Charles Taze Russell:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Taze_Russell

Era o segundo filho de Joseph L. e Ann Eliza Russell, presbiterianos e de descendência escocesa-irlandesa. Charles, era o segundo de cinco filhos, apenas duas sobreviveram até a idade adulta. A mãe de Charles faleceu a 25 de Janeiro de 1861, quando ele tinha apenas nove anos, mas, desde a tenra idade, Charles foi influenciado pelos seus pais que tinham fortes inclinações religiosas. Com onze anos, Charles passou a ser sócio comercial do pai, o próprio rapazinho escrevendo os artigos do acordo sob o qual operava a empresa deles. Com quinze anos, estava associado ao pai numa crescente rede de lojas de roupas masculinas. Seu pai, Joseph, morreu a 17 de Dezembro de 1897, com a idade de 84.

Com o tempo, possuíam lojas em Pittsburgo, Filadélfia e em outras partes. Por todo esse tempo, o jovem Charles era sincero estudante da Bíblia e desejava servir a Deus. Aderiu a Igreja Congregacional, por causa de seus conceitos mais liberais. Ao tornar-se mais velho, Russell sentia-se perturbado com certas doutrinas religiosas geralmente aceitas. Em especial se preocupava com as doutrinas do inferno de fogo literal e da predestinação pessoal. Arrazoava ele: "Um Deus que usasse seu poder para criar seres humanos, os quais sabia de antemão e predestinara que fossem eternamente atormentados, não poderia ser sábio, nem justo nem amoroso."

Em 1869, Charles Taze Russell "acidentalmente" assiste a uma reunião da Igreja Adventista, onde estava ensinado o Pastor Jonas Wendell. A "fé oscilante" de Russell na Bíblia é restabelecida e conclui que vivia próximo do "tempo do fim". Porém, ele não se tornou um seguidor do movimento "Segundo Adventismo" nesse tempo e nem em qualquer altura posterior. Quase imediatamente Russell, seu pai e outros, formam um pequeno grupo de estudo da Bíblia em Allegheny, Pensilvânia, que haveria de evoluir gradualmente até se tornar num novo movimento religioso.

TESTEMUNHOS:

http://www.cpr.org.br/nos_fomos_tj.htm

NÓS FOMOS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

"Entrei para a organização religiosa das TJs com quase 11 anos de idade. Mas, durante os 10 anos em que fui T J foram roubados meu amor, alegria, liberdade, família, sonhos e esperanças, carreira e formação."

TESTEMUNHO DE WASHINGTON MIGUEL, MEMBRO DA PRIMEIRA IGREJA BATISTA DA FUNDAÇÃO, RIO DE JANEIRO (RJ)

Cresci num lar de Testemunhas de Jeová. Aos 15 anos fui batizado e aos 22 já era ancião de congregação (cargo máximo nos salões do reino). Com 35 anos de idade pedi meu afastamento devido a várias desilusões que sofri como Testemunhas de Jeová. Por que saí de lá?

Percebi que o amor pregado, na verdade não era praticado. Dou um exemplo: Constantemente eu hospedava em casa alguns superintendentes de circuito (missionários viajantes) que davam tempo integral e exclusivo àquela seita. Seu trabalho era fiscalizar regularmente as congregações (salões do reino). Muitas vezes eles dormiam e se alimentavam em condições precárias, prejudicando-lhes a saúde.

O que me deixava estarrecido e revoltado é que eles eram representantes de uma organização religiosa arquimilionária e estavam passando necessidades. Eu e a minha congregação, movidos de compaixão, ao sabermos do descaso dos líderes dessa seita, éramos forçados a suprir algumas necessidades deles, como: pagamento do INSS na base de 1 salário mínimo, roupas, remédios, exames de saúde, etc.

Outra desilusão foi que eu mesmo me vi trabalhando de graça, não para promover as bênçãos do Reino de Deus, mas, sim, para aumentar os lucros de uma das maiores (talvez a maior) editoras do mundo. Angustiava-me saber que sequer um centavo daquela fortuna era aplicado em serviço social, como hospitais, creches, colégios, etc.

Saí de lá desiludido. Mas posso afirmar que durante os anos em que fui TJ convivi com pessoas humildes e simples que, enganadas, ainda acreditam que estão na religião verdadeira. Manipuladas pelos líderes, falam de Cristo sem, contudo, poderem se beneficiar do sacrifício expiatório de Jesus Cristo na cruz.

Você já parou para pensar no que pode ser feito para ajudar a libertar as TJs dessa escravidão?

Washington Miguel Felix da Silva

- - - - -

Perto dos meus 10 anos de idade eu era um católico praticante. Mas estava com muitas dúvidas sobre Deus e a fé. Foi triste admitir, mas eu sabia que o catolicismo não poderia me dar as respostas certas. Um dia as Testemunhas de Jeová bateram à minha porta. Falaram-me que a terra seria transformada num paraíso muito em breve. Abracei aquela verdade de todo o coração, sem prever que anos mais tarde eu negaria tudo.

Por ter aprendido a amar tanto a "Organização" das TJs fui perdendo o amor e a confiança dos meus familiares. Mas eu preferi ser fiel a Deus (como pensava) sendo fiel a uma organização religiosa. Eu a defendia, como ser comprovado pela revista Veja de 05/07/87 onde apareço numa foto discutindo com um evangélico.

Entrei para a organização religiosa das TJs com quase 11 anos de idade. Mas, durante os 10 anos em que fui T J foram roubados meu amor, alegria, liberdade, família, sonhos e esperanças, carreira e formação. Os mais belos anos da minha juventude ficaram no altar da Sociedade Torre de Vigia (nome oficial da organização das TJs). Desiludido pedi meu desligamento em 1988. Por causa da minha saída passei a ser chamado de "demoníaco, apóstata, fornicador espiritual, etc.". As amizades que cultivei ali durante 10 anos foram perdidas pelo fato de eu deixar de ser TJ.

Mas, graças a Deus, alguém me orientou no caminho certo e eu reconheci que Jesus Cristo morreu para me salvar e me dar plena libertação dos pecados e das religiões falsas. Ele (Jesus) disse que ninguém poderia ir a Deus a não ser por meio dele (Evangelho de João 14:6) e não por uma organização religiosa. Hoje, na verdade, sou livre e sirvo a Deus com muita alegria.

Wagner Santos Cunha

- - - - -

Após 18 anos fiel Testemunha de Jeová tomei conhecimento da existência de uma pirâmide colocada junto ao túmulo de Charles Taze Russell (o fundador do grupo), morto em 1916. procurei certificar-me do fato e acabei descobrindo outras práticas ocultistas dos líderes. Ou seja, envolvimento com a Maçonaria Templária, Piramidologia, símbolos da Teosofia nas suas publicações, etc.

Escrevi para a sede da seita em busca de esclarecimentos e acabei sendo excluído arbitrariamente por ter descoberto tais práticas ocultistas. Perdi os amigos e os relacionamentos cultivados por 21 anos em que trabalhei gratuitamente para essa seita vendendo suas literaturas de porta em porta. Mas Deus, no seu infinito amor, não me deixou desamparado. Antes me acolheu e deu verdadeiro sentido à minha vida.

Hoje, eu e minha esposa Carmencita, que também foi TJ por 23 anos, depois de termos experimentado o verdadeiro amor de Jesus Cristo estamos congregando numa Igreja Batista e procuramos ajudar as pessoas a se livrarem do engano das seitas e a também experimentarem o maravilhoso amor de Jesus Cristo.

Se você quiser saber mais sobre as práticas ocultistas entre as Testemunhas de Jeová, escreva-me.

Helio Eduardo de Souza & Carmencita

Centro de Pesquisas Religiosas

Caixa Postal 950

Teresópolis, RJ

25951-970

Questões relevantes:

1 – Mudaram textos bíblicos para defenderem doutrinas diabólicas.

a) Criaram "O NOVO MUNDO DAS ESCRITURAS SAGRADAS" - É uma espécie de bíblia deturpada.

2 – Editaram revistas que consideram mais importantes que a Bíblia, pois seus ensinos de porta em porta, baseiam-se nelas: Sentinela e Despertai!. Até "O NOVO MUNDO DAS ESCRITURAS SAGRADAS" é apenas um detalhe que as acompanha.

a) Procuram demonstrar que são extremamente espirituais "contribuindo" (comprando) essas revistas e as "presenteando" aos visitados. Tentam conseguir "ofertas voluntárias" dos visitados. Quando estes não querem "ofertar" são "presenteados".

http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Sentinela

"As Testemunhas de Jeová oferecem aos interessados a revista A Sentinela no seu trabalho de evangelização de casa em casa bem como em muitas outras situações do quotidiano. Usualmente costumam oferecê-la em conjunto com a revista Despertai!, também publicada pelas Testemunhas. Não sendo uma obra com fins lucrativos, as revistas não são vendidas, no entanto, os que desejarem poderão dar um donativo voluntário que será enviado à Sociedade Torre de Vigia com o objectivo de ajudar a obra mundial efectuada voluntariamente pelas Testemunhas de Jeová, que inclui a produção, tradução, impressão e distribuição de Bíblias e publicações religiosas. Neste respeito, a própria revista contém a informação:

"A publicação de A Sentinela faz parte de uma obra educativa bíblica, mundial, mantida por donativos voluntários." "

Mateus 7:15

15 Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.

3 – Não reconhecem os nomes que Deus quis ser chamado. Como:

- EU SOU. Êxodo 3:13 e 14

- EMANUEL (Deus conosco). Isaías 7:14 e 8:8 – Mateus 1:23

http://www.batistafluminense.org/pastas/593/LI%C3%87%C3%83O%205%20-%20N%C3%83O%20FAZER%20DO%20DISCURSO%20DA%20F%C3%89%20UM%20DISCURSO%20VAZIO%20E%20IRREAL.doc

ANEXO 1 - Os nomes de Deus

Nomes de Deus e significados

1 Elohim

Gn 1.1 Deus usado 2.570 vezes, se refere a força e ao poder de Deus

2 El 'Elyon

Gn 14.17-20 Deus Altíssimo Deus é criador do céu e da terra

3 El Shaddai

Gn 49.25 Deus das montanhas Deus é todo-poderoso

4 El Olam

Is 40.28 Deus Eterno Temos segurança porque Deus vive!

5 Iahweh (Javé,Jeová)

Gn 2.4

"Sou quem eu sou" É o nome próprio e mais comum de Deus, aparecendo 6.823 vezes

6 Iahweh-Nissi

Êx 17.15

O Senhor é o meu estandarte Deus dá a vitória

7 Iahweh-Shalom

Jz 6.24 O Senhor é Paz Deus traz harmonia e paz, interior e para a comunidade

8 Iahweh-Tsidkenu

Jr 23.6

O Senhor é nossa justiça O Justo justifica o seu povo

9 Adonai

Sl 2.4 O Senhor absoluto Deus tem total autoridade

10 Theos ho Pater

Ef 3.14 Deus o Pai Deus cuida amorosamente dos seus filhos

Fonte: escriturasagrada.com/wp-content/uploads/2007/10/10-nomes-de-deus.pdf -

ANEXO 2 - Nome de Deus

1)YWHW – Javé

2)JEOVÁ TSDKENU – O Senhor é justiça nossa

3)JEOVÁ NICADISSIN – O Senhor é quem nos santifica

4)JEOVÁ JIREH – O Senhor Proverá

5) JEOVÁ NISSI – O Senhor é nossa bandeira

6)JEOVÁ SABAOT – O Senhor dos Exércitos

7)JEOVÁ SHAMMAH – O Senhor presente está

8)JEOVÁ ELION – O Senhor é altíssimo

9)JEOVÁ RAPHA – O Senhor é quem te sara

10)JEOVÁ RAÁH – O Senhor é meu pastor

11) JEOVÁ SHALON – O Senhor de todas as coisas

12) JEOVÁ ELOIN – O Senhor de todas as coisas

13) JEOVÁ ADONAI- Jeová é o Senhor

14) JEOVÁ EL SHADDAY – O Senhor todo poderoso

15) JEOVÁ SHAMMAH – O Senhor presente está.

Fonte: http://www.scribd.com/doc/2537988/Nome-de-Deus

4 - Não crêem na TRI-UNIDADE de DEUS.

Abaixo, textos que provam a TRI-UNIDADE:

a) João 17:5

b) João 10:27 a 30

c) Mateus 28:19

d) Isaías 6:8

e) Gênesis 1:26 e 27

5 - Não crêem que Jesus Cristo é Deus. Dizem que ele é apenas um "grande profeta" como os demais. Chamam Jesus Cristo de "um deus".

Abaixo, textos que provam que JESUS CRISTO é uma das pessoas de DEUS:

a) Romanos 9:5

b) Lucas 8:39

c) Tito 2:13

d) João 1:1 a 18 – Gênesis 1:26 e 27

e) João 20:28

f) Isaías 9:6

g) Lucas 4:12 e 13

h) Isaías 43:11 a 13 e 25

i) Atos 4:10 a 12

j) Mateus 1:21

l) Lucas 2:11

m) I João 5:20

n) Mateus 4:10 – só Deus deve ser adorado – Hebreus 1:6

o) Êxodo 34:14 – chamam Jesus Cristo de "um deus"

6 – Não crêem no Senhor Jesus Cristo como Único Salvador e Senhor.

Abaixo, textos que provam que o Senhor Jesus Cristo é o Único Salvador:

a) Só Deus é Salvador

I – I Timóteo 2:3

II – Apocalipse 19:1

III – Isaías 43:11 a 13 e 25

b) Jesus Cristo é o Salvador

I – Atos 4:10 a 12

II – Lucas 2:11

III – Mateus 1:21

IV – Isaías 43:25

7 – Dizem que Jesus Cristo foi estaqueado.

As penas de morte impostas pelos romanos eram em CRUZES e não em estacas.

Abaixo, textos que provam que o Senhor Jesus Cristo foi CRUCIFICADO:

a) João 20:27

b) I Coríntios 1:23

c) I Coríntios 2:2

d) Gálatas 3:1

e) Mateus 20:19

f) Apocalipse 11:8

g) Mateus 26:2

h) Mateus 27:22, 31 e 38

i) Mateus 28:5

j) Marcos 15:13

l) Lucas 23:33

m) Atos 2:23

http://www.solascriptura-tt.org/Sermoes/E9CNosBastidoresDaCruz-Lelo.htm

Texto: Deuteronômio 21:23

Tema: Nos Bastidores da Cruz

Introdução:

1- Bastidores ó Armação de cenário, feita de madeira e pano, por vezes representando um detalhe do ambiente.

2- Existem duas palavras no original que revelam dois tipos de Cruz:

a- Stauros é Refere-se literalmente a uma estaca ou pau pontiagudo, fincado verticalmente.

b- Xylon Û Que geralmente significa madeira ou árvore.

3- Estas duas palavras referem-se a uma forma especialmente cruel de pena, chamada crucificação.

4- A crucificação consistia na elevação do condenado sobre um poste, ou uma armação ou estrado, ou árvore natural, expondo o penalizado a zombaria do público.

5- Em muitos casos o indivíduo era morto por algum outro método, e o corpo, ou parte dele (geralmente a cabeça), era então elevada.

6- Já em outros casos era o próprio meio de execução. (Morte).

7- O efeito da crucificação sobre o corpo, e o longo período que antecipava a morte, ela representava a forma de execução mais dolorosa e cruel.

8- É de origem desconhecida, qual dos povos começou executar seus criminosos através destes métodos: Alguns dos povos que matavam criminosos pelo método da crucificação foram: Indianos, citas, germanos, britanos, taurianos, cartagenses, fenícios, gregos e com especial crueldade os romanos.

9- As formas mais antigas de formas de cruz são:

a- A cruz tipo "Y", encaixando a cabeça da pessoa condenada

b- No Novo Testamento, havia várias formas de cruzes comumente usadas pelos romanos.

c- As duas formas que mais os romanos usavam eram a cruz de Santo Antônio (cruz comissa), na forma de um "T", ou a cruz latina (cruz imissa), em que a peça vertical, ultrapassava a altura não somente da peça colocada na horizontal como também da cabeça da vitima.

d- EXPLICAÇÃO: A declaração em Mateus 27:37, cf Lucas 23:38, de que a inscrição foi colocada por cima da cabeça.

10- A morte na cruz geralmente era lenta, era comum pessoas sobreviverem durante alguns dias na cruz.

11- A doença, a fome, a desidratação, cansaço e consequentemente a asfixia, eram as causas comum de morte.

12- Geralmente com uma ato de misericórdia, a morte era apressada quebrando-se as pernas do condenado. (asfixia).

13- No caso de Jesus, a morte ocorreu muito mais rápido que o normal. Uma lança foi espetada do seu lado para se ter certeza de que Ele realmente estava morto, antes de o corpo ser removido. (João 19:31-37)

a- Para que se cumprisse o que foi dito pelos profetas, que nenhum dos seus ossos (Jesus) seriam quebrados. (João 19:36, é uma citação do Salmo 34:20) (Êxodo 12:46).

14- Os corpos crucificados eram freqüentemente deixados insepultos, sendo devorados por aves e animais carnívoros, aumentando, assim, a vergonha do ato.

15- Havia uma vergonha social ligada com a crucificação no mundo antigo.

16- Geralmente só quem eram crucificado era, os escravos, os piores tipos de criminosos dos níveis mais baixos da sociedade, os desertores militares e os traidores. Para que se cumprisse (Isaías 53:9).

17- A crucificação entre os judeus tinha um significado mais profundo, "O que for pendurado num madeiro é maldito de Deus" (Cf Deut 21:23, Isa 53:5-6).

8 – Dizem que Jesus Cristo não ressuscitou em carne e ossos.

Abaixo, textos que provam que o Senhor Jesus Cristo ressuscitou em carne e ossos:

a) Lucas 24:36 a 39

b) I João 4:2 e 3

c) II João 1:7

9 – Dizem que o Espirito Santo não é uma pessoa divina, que não é Deus.

Abaixo, textos que provam que o Espírito Santo é uma das pessoas de DEUS e age como uma pessoa:

a) Atos 5:1 a 5

b) O Espírito Santo é uma pessoa

II – Hebreus 3:7

II – I Coríntios 2:13

III – Atos 28:25

IV – Atos 15:28

V – Efésios 4:30

VI – Isaías 63:10

10 – Dizem que a alma está no sangue. Não permitem transfusão de sangue. Orientam a seus adeptos permitirem a morte de seus parentes a fazerem, se necessário, transfusões de sangue. Torcem textos bíblicos para defenderem suas falsas doutrinas.

Abaixo, textos que provam que a alma não está no sangue (não é o sangue):

a) Apocalipse 6:9 e 10

b) Miquéias 7:3

c) Atos 3:23

d) Atos 2:43

e) Marcos 14:34 e Mateus 26:38

f) Isaías 61:10

11 – Dizem que a alma dorme no túmulo.

Abaixo, textos que provam que a alma não dorme no túmulo:

a) I pedro 3:18 a 20

b) Mateus 17:1 a 5

c) Deuteronômio 34:5 a 7

d) Atos 7:55 a 59

12 – Não crêem na Tricotomia (homem = corpo, alma e espírito).

Abaixo, textos que provam que o homem foi feito por Deus com CORPO, ALMA e ESPÍRITO:

a) Gênesis 2:7

b) Eclesiastes 12:7

c) I Coríntios 14:15

d) Efésios 4:30

e) Hebreus 4:12

f) Lucas 12:22

g) I Pedro 3:18 a 20

h) I Tessalonicenses 5:23

13 – Dizem que o 144.000, de apocalipse, são "Testemunhas de Jeová".

Abaixo, textos que provam que os 144.000, de Apocalipse, são HOMENS JUDEUS e VIRGENS (que nunca tocaram em mulher):

a) Apocalipse 7:4 a 8

b) Apocalipse 14:1 a 4

14 – Dizem que esta terra não será destruída, mas "transformada".

Abaixo, textos que provam que A TERRA SERÁ COMPLETAMENTE DESTRUÍDA e HAVERÁ UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA:

a) Apocalipse 21:1

b) II Pedro 3:7 a 13

c) Isaías 66:22

d) Salmos 102:25 e 26

e) Marcos 13:24

f) Apocalipse 8:5 a 13

15 – De quem somos testemunhas?

Abaixo, textos que provam que devemos ser TESTEMUNHAS DE JESUS CRISTO que é o VERDADEIRO JEOVÁ:

a) Atos 1:8

b) Apocalipse 19:10

16 – PREVISÕES DE RUSSEL, FUNDADOR DA SEITA "TESTEMUNHAS DE JEOVÁ" QUE NUNCA SE CUMPRIRAM:

Extraído de:

http://www.solascriptura-tt.org/Seitas/TestemunhasJeova-PlanetaEv.html

d) As predições falsas das Testemunhas de Jeová: Quanto mais se examina uma seita, mais se descobrem as suas falácias. Por outro lado, quanto mais alguém estuda a Bíblia, mais confia nela. Um dos maiores inimigos das Testemunhas de Jeová é a sua própria literatura e as declarações de sues líderes. Veja Dt 18.21,22; Mt 24.11; 1 Tm 4.1-6.

e) Predições Falsas de Russel: Russel disse que o tempo dos gentios terminaria em 1914. Isto não se verificou. Pois até 1967 uma parte de Jerusalém estava em posse dos gentios (Lc 21.24). Em 1889 escreveu: "Dentro dos seguintes vinte e seis anos todos os atuais governos serão derrubados e dissolvidos. (Seria em 1915). Outra grande mentira. No ano de 1914 as Igrejas cristãs seriam destruídas. A batalha do Armagedon teria lugar em 1915. No ano de l914 a Igreja Católica Romana desapareceria. Em 1914 todos os governos, bancos, escolas e Igrejas seriam completamente destruídos".

f) Outras predições falsas: Em 1918 escreveram: "Portanto, podemos esperar confiadamente que 1925 marcará a volta de Abraão, Isaque, Jacó e os profetas fiéis da Antigüidade, particularmente aqueles nomeados pelos Apostolo em Hebreus capítulo onze, à condição de perfeição humana". (Milhões dos que agora vivem jamais morrerão) pp.89-90. Em 1931 escreveram: "Houve uma medida de desapontamento da parte dos fiéis de Jeová na terra concernente aos anos de 1914,1918 e 1925, cujo desapontamento durou por um tempo... e aprenderam também deixar de fixar datas". (Justificação Lv. I, pp.338-339). Isso é incrível! Eles mesmos reconhecem que suas falsas profecias.

g) Líderes que sustentaram as falsas predições: Nos quase cem anos de existência, as Testemunhas de Jeová tiveram somente três dirigentes: Charles Russell; o juiz Rutherford e atualmente Nathan H. Knorr, desde 1942. Rutherford escreveu cem livros publicados em vários idiomas. Ensinava que todas as Igrejas organizadas (menos as Testemunhas de Jeová) eram do diabo e desde o tempo apostólico o Cristianismo havia constituído a igreja apóstata. É lamentável! Eles se acham os únicos mediadores. (Jo 14.6).

NIVALDO RODRIGUES

nivaldosalvo@yahoo.com.br



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário